Cinco estrelas +Sucesso Escolar

 

O Projeto Cinco Estrelas + Sucesso Escolar consiste num conjunto de medidas que visam prevenir e reduzir o insucesso escolar precoce e promover a igualdade de acesso a uma educação de qualidade, proporcionando um ambiente de aprendizagem rico em tecnologia, facilitador da aprendizagem, do trabalho colaborativo e da partilha de ideias.

Através do acompanhamento de uma equipa multidisciplinar nos primeiros anos de escolaridade e do recurso à tecnologia, pretende-se motivar os alunos a aprender,  melhorando e enriquecendo  as aprendizagens  e envolver cada vez mais toda a comunidade educativa na vida escolar das crianças.

 

Destinatários - Alunos da educação pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico do Agrupamento de Escolas de Viana do Alentejo.

 

Duração – O projeto tem a duração de dois anos letivos (2019-2020 e 2020-2021)

 

O Projeto visa 4 ações:

 

  1. Acompanhar

Intervenção de uma equipa multidisciplinar composta por uma Psicomotricista e uma educadora de infância que irão trabalhar aspetos psicossociais e psicoeducativos , fundamentais para o bem estar dos alunos e das suas famílias, com o objetivo de promover o desenvolvimento social, emocional e cognitivo ajustando o seu processo de ensino/aprendizagem para assim aumentar os níveis de sucesso escolar.

 

  1. Partilhar

Acesso a uma plataforma de aprendizagem e partilha colaborativa entre os vários agentes do processo educativo, num espaço seguro de comunicação entre a escola, os alunos e os encarregados de educação; disponibilização de conteúdos educativos digitais direcionados a cada nível de escolaridade; educação para a cidadania; informações sobre o património do concelho; projetos educativos e comunitários e partilha de experiências.

 

  1. Acrescentar

Na era tecnológica que vivemos, os instrumentos de ensino/aprendizagem devem ser o mais diversificados possível, de forma a que este processo seja o mais cativante, mais desafiante, mais frutífero e mais dinâmico e interativo. Por isso, este projeto contempla a aquisição de um tablet para cada criança, que irão estar disponíveis aos alunos e educadores/professores, em contexto de sala de aula.

 

  1. Monitorizar

Como cada vez mais existe a necessidade e o dever de acompanhar a aprofundar a informação em matéria de educação, irá surgir o Observatório Municipal de Educação que permitirá ao Município acompanhar e aprofundar com facilidade e rigor as políticas educativas implementadas e divulgar o trabalho desenvolvido no setor da educação, bem como monitorar  os níveis de sucesso educativo.

 

 Link de acesso à plataforma:

https://cincoestrelas.cm-vianadoalentejo.pt   (requer credenciais de acesso).

 

Mais informações