Mensagem do Presidente
Mensagem do Presidente

Bernardino Bengalinha Pinto – Presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo

 

A área da educação tem sido uma prioridade para o Município de Viana do Alentejo. 

Depois de um elevado investimento na melhoria das infraestruturas físicas das escolas é a vez da aposta nos conteúdos. O avanço da tecnologia e o seu uso no dia a dia na escola faz com que exista a necessidade constante de adaptação a esta realidade. No âmbito do sucesso escolar, com o Projeto '5 estrelas', demos um passo importante  no acesso a essa tecnologia e possibilitámos que as crianças do 1.º ciclo do ensino básico e do ensino pré-escolar tivessem acesso a um contexto  de aprendizagem tecnologicamente enriquecedor,  facilitador da aprendizagem, do trabalho colaborativo e da partilha de ideias, criando um ambiente de aprendizagem inovador, adaptado ao aluno, dinâmico e interativo que estimula e reforça o processo de ensino-aprendizagem. 

Outra das medidas deste projeto é a criação de um observatório municipal de educação onde, através da construção participada e do envolvimento de toda a comunidade educativa, podemos prevenir o abandono escolar precoce e obter uma melhoria no sucesso escolar das nossas crianças. Com esta ferramenta, toda a informação de caráter educativo estará à disposição de pais, professores, alunos, educadores, em geral, ou seja, ficará disponível para toda a comunidade educativa do concelho. Para além de um acessível e   melhor conhecimento, todos poderão  e deverão envolver-se mais ativamente   na vida da comunidade escolar.

Porque acreditamos que as crianças são o futuro, porque queremos contribuir para que esse futuro seja repleto de sucessos e realizações, tudo faremos para lhes disponibilizar os meios, a tecnologia, e tudo aquilo que lhes possibilite serem amanhã cidadãos proativos, conhecedores e realizados.