REGIME ESCOLAR

O Município de Viana do Alentejo procede à distribuição gratuita de fruta aos alunos que frequentam o 1.º Ciclo do Ensino Básico, em conformidade com os critérios definidos pela Portaria n.º113/2018, de 30 de abril, com as alterações previstas pela Portaria n.º 94/2019, de 28 de março, bem como pela Estratégia Nacional de Implementação do Regime Escolar em Portugal, com a candidatura aprovada para o período compreendido entre 1 de agosto de 2017 e 31 de julho de 2023.

Este Regime tem como objetivos a promoção de hábitos saudáveis e o consumo de produtos locais junto dos mais novos, bem como promover a adoção de uma dieta equilibrada com benefícios para a saúde.

A distribuição é feita às terças e quintas-feiras de cada semana, num total de 30 semanas durante o ano letivo. Os produtos distribuídos são a maçã, pera, clementina, tangerina, laranja, banana, cereja, uvas, ameixa, pêssego, quivi, e cenoura.

Para tal, são ainda implementadas medidas escolares com estes alunos, que consistem na realização de atividades alusivas a esta temática, como realização de aulas de degustação, visitas a explorações agrícolas, e atividades que a promovam hábitos alimentares saudáveis, permitam o desenvolvimento de conhecimentos sobre a agricultura e a sensibilização para questões ambientais.