Conselho Municipal de Juventude

O Conselho Municipal de Juventude de Viana do Alentejo (CMJVA) é um órgão consultivo da Câmara Municipal de Viana do Alentejo que visa estimular a participação dos jovens de Viana do Alentejo, Alcáçovas e Aguiar na vida cívica, cultural e política, bem como proporcionar meios para o estudo, diálogo e partilha de opiniões sobre temáticas que dizem respeito à juventude.

Com a missão de melhorar o exercício da cidadania, o CMJVA tem o objetivo de contribuir para aprofundar e ampliar o conhecimento e a resolução de problemas juvenis, com a missão de melhorar a qualidade de vida, favorecer a plena participação dos jovens na comunidade.  

O CMJVA é um órgão promotor do envolvimento proactivo dos jovens nos processos de tomada de decisão da vida autárquica concelhia, concomitantemente, o progresso do território depende da capacidade das organizações locais criar oportunidades e sinergias para os jovens através de um processo de desenvolvimento amplamente representativo das ambições e valores da juventude. 

Os jovens representam um forte capital de esperança, devendo o município desenvolver a sua ação no sentido de aproveitar as suas capacidades criativas e geradoras de processo de mudança de mentalidades e de modernização da sociedade. Os jovens são frequentemente detentores de um espírito de voluntariado e de solidariedade, características que devem ser aproveitadas para um investimento real na construção de um futuro com melhor qualidade de vida.

As Tecnologias de Informação e Comunicação estão fortemente enraizadas nas práticas e hábitos dos jovens, beneficiando da rede concelhia de espaços internet e equipamentos informáticos dos espaços escolares e com vista a melhorar a eficiência comunicacional, vão ser adotados procedimentos administrativos com recurso às tecnologias como forma de incrementar maior participação dos jovens e organizações locais do CMJVA.