No âmbito do Projeto 5 Estrelas têm vindo a ser realizados Programas de Competências Pessoais e Sociais, cujo principal objetivo é promover as competências pessoais e sociais, o desenvolvimento psicomotor, e a gestão das emoções.
De uma forma geral, os resultados obtidos sugerem melhorias significativas ao nível da capacidade de identificar e reconhecer as emoções básicas tanto em si como nos outros, da capacidade de regular essas mesmas emoções, e das competências sociais, com uma melhoria de cerca de 20% nas componentes avaliadas. Não obstante, tem vindo a ser possível verificar também uma melhoria ao nível da capacidade de organização, do respeito pelo outro, do autoconhecimento, da consciência corporal, da empatia, e da autoestima.
Uma vez que a aprendizagem está estreitamente relacionada com as emoções e a sua capacidade de as gerir, é crucial trabalhar este domínio para que as crianças desenvolvam o seu potencial de aprendizagem. Por outro lado, também as competências pessoais e sociais são um fator de grande importância na capacidade das crianças se relacionarem com o meio envolvente, e na forma como o exploram, potenciando as suas aptidões e, consequentemente, a sua progressão pedagógica.