Importância da Psicomotricidade no Sucesso Escolar

Com uma forte preocupação em matéria de promoção do sucesso escolar, o Município de Viana do Alentejo apostou numa área rica pela sua intencionalidade, em que todas as suas atividades se trabalham várias áreas desde a motora, a cognitiva, a emocional e a social porque estão todas ligadas entre si, e se influenciam mutuamente.


Através da aposta na Psicomotricidade, o Município procurou favorecer as aprendizagens escolares e a harmonia das dinâmicas relacionais, fomentando a futura valorização pessoal da comunidade. De que forma?


Através do desenvolvimento da consciência e controlo sobre o corpo e o movimento, da capacidade para solucionar problemas, imaginar, comunicar, adaptar, recordar, decidir, gerir emoções e relacionar-se consigo próprios, com os outros e com o contexto que os envolve, da capacidade de comunicação e exteriorização do pensamento, da regulação das suas emoções, e do desenvolvimento de funções cognitivas como a atenção, a memória, a linguagem, o raciocínio e a perceção que temos do que nos rodeia, enquanto aspetos primordiais e cruciais ao processo de ensino-aprendizagem.