Projeto 5 Estrelas pretende combater o insucesso escolar no concelho de Viana

No âmbito do projeto '5 Estrelas', os alunos do 1º ciclo da Escola Básica de Viana do Alentejo e do 3º ano da Escola Básica de Alcáçovas exploraram em contexto de sala de aula, a Plataforma de Aprendizagem, Colaboração e Partilha '5 Estrelas + Sucesso'.


A iniciativa partiu dos professores que com a colaboração do elemento da equipa multidisciplinar do projeto exploraram a plataforma.


De salientar que com esta ação pretende-se, por um lado, capacitar as crianças para o uso da tecnologia informática e, por outro, que conheçam e trabalhem esta plataforma de suporte à aprendizagem de uma forma lúdica e dinâmica.


Continua ainda em vigor o Concurso Municipal 'Vamos Explorar a Plataforma e Ganhar Crachás', através do qual todas as crianças do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico que tem acesso à plataforma, poderão participar, conquistar crachás e habilitarem-se a ganhar prémios.


Recorde-se que o projeto '5 Estrelas + Sucesso' foi apresentado aos pais e encarregados de educação dos alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas, no final de 2019, com o intuito de combater o insucesso escolar precoce através da aquisição de conhecimentos ao nível da educação para a cidadania, do currículo local e dos conteúdos curriculares. A plataforma disponibiliza ainda concursos e desafios com o objetivo de ajudar no processo de ensino e aprendizagem.


Pretende-se ao aliar a tecnologia à aprendizagem mais e melhor conhecimento, motivação e diversão e, seguramente, mais sucesso escolar.