Município de Viana distribui fruta às crianças do pré-escolar e 1º ciclo

O Município de Viana candidatou-se, mais uma vez, ao Regime Escolar - Fruta Escolar que visa distribuir gratuitamente fruta às crianças que frequentam o 1º ciclo no ano letivo 2020/2021.

Este Regime tem como objetivos a promoção de hábitos saudáveis e o consumo de produtos locais junto dos mais novos, bem como promover a adoção de uma dieta equilibrada com benefícios para a saúde.

Esta distribuição estende-se às crianças que frequentam o Ensino Pré-Escolar nos estabelecimentos públicos, no âmbito do Apoio Alimentar da Ação Social Escolar.

Deste modo, estão abrangidos 182 alunos do 1º ciclo e 88 crianças do ensino pré-escolar do concelho.

A distribuição de fruta (maçã, pera, banana, cenoura, laranja, clementina, cereja, pêssego, ameixa, uva, kiwi e tangerina) teve início no passado dia 27 de outubro e é efetuada dois dias por semana, terças e quintas-feiras, até ao final do ano letivo.

No âmbito do Regime de Fruta Escolar, são ainda implementadas medidas escolares que visam a realização de atividades alusivas a esta temática, tais como, a realização de aulas de degustação através da confeção de marmelada e de gelados de leite e fruta, visitas a explorações agrícolas e indústrias, nomeadamente à vacaria, queijaria e Vale da Rosa, a decoração de pratos com recortes de alimentos e a construção de livro sobre frutas e legumes para a promoção de hábitos alimentares saudáveis, a exploração de árvores de fruto da região e respetiva utilização para a promoção de conhecimentos sobre a agricultura e a realização de mobiles com pacotes para a promoção de questões ambientais.

O Regime Escolar - Fruta Escolar aplicável aos alunos do 1º ciclo, resulta de uma iniciativa da União Europeia com o objetivo de promover hábitos saudáveis e o consumo de produtos locais junto dos mais novos, bem como promover a adoção de uma dieta equilibrada com benefícios para a saúde.